Por Juliana Briani de Alencar
Orientada por Fabio Silveira
Este projeto tem como objetivo entender o mercado e o público da área de dermocosméticos no Brasil, desenvolvendo uma marca nacional que esteja de acordo com um novo modelo ecológico de produção, seguindo os conceitos do veganismo de maneira sustentável e acessível ao público, apenas com o uso de ingredientes naturais, a fim de revolucionar e transformar permanentemente o consumo de cosméticos no país.
Foram consideradas as dores atuais dos consumidores da área e as oportunidades que possam ser exploradas no futuro. Tendo em vista o cenário pesquisado, o objetivo deste projeto é desenvolver uma marca de cosméticos que tenha na composição de seus produtos apenas ingredientes naturais; que não possua em seu cerne nada que possa ferir ou promover a exploração dos animais; que não faça o uso de plásticos e nem agrida o meio ambiente de forma alguma; que seja acessível a todos os tipos de público e que esteja dentro da cultura zero waste, mesmo que parcialmente, evitando o desperdício de matérias-primas.



Foi desenvolvida uma nova forma de autocuidado sem culpa, de modo que as pessoas possam cuidar da pele sem medo de estar prejudicando o planeta no processo. Desse modo, foi criado todo um conceito de marca e uma experiência de compras dentro destes pilares, criando uma identidade visual descolada, representando bem os conceitos defendidos, desde o naming até as embalagens dos produtos e plataformas online (página web e instagram), trazendo, assim, uma marca completamente eco-friendly para o país e transformando o modo como cuidamos da pele e, consequentemente, consumimos produtos no geral.


O primeiro item da identidade da marca veio da ideia de fazer a diferença dentro da nossa própria realidade, dentro daquilo que podemos fazer, inspirada na frase “All of us are responsible for the condition of the Earth in our micro cosmos” Amberg e Magda (2018), e daí saiu o nome “Cosmic”. A paleta de cores é bem colorida e divertida, representando a diversidade não apenas da natureza, como do nosso público alvo, dando leveza pra marca.
Também foram definidos o logo, os elementos visuais com ilustrações, os materiais de papelaria e embalagem. Foram desenvolvidas embalagens de diferentes alturas e formatos atendendo aos diferentes tipos de produto contido em cada frasco. Também foram contemplados sabonetes em barra feitos de glicerina em formato de cristal. Além dos produtos foram desenvolvidos elementos para diferentes plataformas tais como Instagram, landing page e playlist para o Spotify.


Para concluir, gostaria de retroceder um pouco no tempo e analisar, brevemente, a minha trajetória durante o curso. Quando ingressei na faculdade, eu via o design como algo puramente estético, agradável ao olhar, sem nunca ter levado em consideração o seu lado revolucionário e transformador — lado este que se tornou, ao longo do curso, a minha verdadeira paixão. Todos esses anos estudando, aprendendo e entendendo a verdadeira finalidade do design, a sua verdadeira essência pragmática, que resolve todos os problemas (não importando o quão grandes, ou pequenos, eles fossem), me fizeram entender que realmente era isso que eu queria para a minha vida.

